Bem-vindo!

ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ÉTICA, VALORES E CIDADANIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

VÍDEO-AULA 1- A ESCOLA E AS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

 MÓDULO II - DISCIPLINA: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA


SEMANA 1






               A escola precisa ampliar seus espaços de conhecimento  se integrando a comunidade e  introduzindo no currículo escolar os problemas do seu entorno.
        Entenda-se por comunidade todo o entorno, seja as famílias, os moradores dos arredores da escola, os comerciantes, tudo que participa direta ou indiretamente do bairro onde a escola está inserida.
          A ideia central é introduzir para dentro da escola os conteúdos  do seu entorno, problematizá-los  e transformá-los em objeto de estudo do currículo escolar.
              Projetos como a Escola Aberta, promovido pelo Estado de São Paulo é uma forma de abrir a escola à comunidade para promover atividades diversificadas.
       Esse tipo de projeto mostra um certo avanço em direção a uma escola mais democratizada, mas o problema é que momentos como esses deveriam ser transformados em uma comunicação direta com a comunidade e promover ações que busquem soluções para os problemas da sua comunidade.
          Uma outra maneira de estabelecer laços mais estreitos com a comunidade é a realização estudos do meio com objetivo de identificar os problemas do entorno da escola e assim transformá-los em conteúdos problematizados.
               Ações como essas colocam o aluno como o protagonista da construção do seu próprio conhecimento e com isso ele olhará os diversos problemas da sua comunidade com um olhar mais crítico.
              O vídeo abaixo apresenta um projeto desenvolvido em 2006 em uma escola pública do município de Caieiras no estado de São Paulo e através dele podemos ver a transversalidade e interdisciplinaridade que foi desenvolvido com a temática sobre impacto ambiental.
        Os estudantes foram divididos em grupos conforme o bairro que moravam e desenvolveram um plano de ação para minimizar os problemas ambientais. Os estudantes trabalhavam em grupos formados de todas as séries, sem divisão de turmas, série ou idades.

               

              
              
Referências bibliográficas

Vídeo-aula 1  A escola e as relações com a comunidade ministrada pelo professor Ulisses Araújo da Universidade de São Paulo.












Nenhum comentário: