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ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ÉTICA, VALORES E CIDADANIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

domingo, 18 de dezembro de 2011


  • VÍDEO-AULA 9- Educação comunitária e direitos humanos

     MÓDULO II - DISCIPLINA: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
http://www.google.com.br/search?hl=pt
BR&q=educa%C3%A7%C3%A3o+comunit%C3%A1ria+e+direitos+humanos&gs_sm=c&gs_upl=0l0l1l2346l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1024&bih=677&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=sSbuTva-KYLW0QHS_siUDQ#



Em FREIRE, 2002, Apud SILVA, 2009, buscamos uma reflexão acerca da contribuição da educação para a tomada de consciência, o que faz com que o sujeito ocupe uma postura crítica diante de seus problemas, uma postura de decisão e de responsabilidade social e política. O autor aponta para a conscientização como tomada de consciência, que leva à inserção dos sujeitos na história, não como espectadores, mas como autores e é através dessa relação indivíduo/mundo que o sujeito vai dinamizando o mundo em que vive.
A educação comunitária era inicialmente associada a educação não formal e caracterizada por processos educativos coletivos. Caracteriza--se pela democratização do espaço e das relações, da participação de todos os envolvidos, da melhoria da qualidade da educação. O seu objetivo é o desenvolvimento de um “sujeito coletivo”, isto é, de sujeitos que compreendem em meio à coletividade, que se tornem co-responsáveis pelas ações, relações, conflitos e decisões que ocorrem na comunidade.
A Organização das Nações Unidas elaborou o que se entende como os direitos  fundamentais dos seres humanos e foi promulgado em 1948.  A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse documento, em sua base, reconhece três dimensões dos direitos humanos: 

1) As liberdades individuais, ou o direito civil;

2) Os direitos sociais; e 

3) Os direitos coletivos da humanidade. 


http://youtu.be/p9JasbUn0o0


Os princípios presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH (situam-se na confluência democrática entre os direitos e liberdades individuais e os deveres para com a comunidade em que se vive. Juntamente à forma coletiva de acordo com a qual foi elaborada, a DUDH pode ser compreendida como a base para o que vem sendo chamado de valores universalmente desejáveis. 
Dessa maneira, a DUDH pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores. Se quisermos, portanto, promover uma educação ética voltada para a cidadania, devemos partir de temáticas significativas do ponto de vista ético (como é o caso daquelas contidas na DUDH), propiciando condições para que alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de seus próprios sentimentos e emoções, e desenvolvam a capacidade autônoma de tomada de decisão em situações conflitantes do ponto de vista ético/moral. 

http://youtu.be/HBBW9er5OQI

Referências

Vídeo-aula 9. Educação comunitária e direitos humanos ministrada pela professora Ana Maria Klein da Universidade de São Paulo.



SILVA, K. P. G. da Silva. Pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Comunitária. Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2009.


ARAÚJO,  U. F. Educação Comunitária e a construção de valores de democracia e cidadania, 2007. Disponível em: <http://www.each.usp.br/uliarau/textos/PAPERAME2007-def.pdf>. Acesso em: 16 dez 2011.















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