Bem-vindo!

ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ÉTICA, VALORES E CIDADANIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

domingo, 18 de dezembro de 2011


VÍDEO-AULA 8- Distúrbios alimentares (Anorexia e bulimia, obesidade)


 MÓDULO II - DISCIPLINA: SAÚDE NA ESCOLA



http://2.bp.blogspot.com/_s3iiKzV2aAU/SftxCr2GwoI/AAAAAAAAAB4/GLsDDNRlGss/S259/diga+nao+ao+disturbio+alimentar.jpg



A alimentação saudável é um dos fatores mais importantes no crescimento. Deficiências nutricionais ou excesso na dieta estão associados a diversas condições de saúde (anorexia, bulimia e obesidade). Entender o que é uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável são temas relevantes que podem fazer com que a escola faça a diferença.

FATORES DE RISCOS NUTRICIONAIS

É importante considerar sempre as condições mais comuns que afetam o estado nutricional dos adolescentes: 

  • conteúdo alimentar ingerido inadequado ("ingesta") ;
  • condição sócio-econômica;
  • doenças nutricionais específicas;
  • fatores psicossociais;
  • estilo de vida.

LIXO ALIMENTAR


http://www.fotosantesedepois.com/wp-content/uploads/2010/10/829hamburger.jpg


Opções alimentares

O vegetarianismo durante a adolescência pode ser perigoso se seguido na sua forma estrita, mas se for ovo lacto vegetariano é possível ter uma alimentação saudável. No entanto, convém sempre estar atento a possíveis deficiências de energia, cálcio, proteínas, ferro e outros nutrientes menos abundantes e menos bio disponíveis em alimentos vegetais.
Os distúrbios do comportamento alimentar também são comuns e perturbam o desenvolvimento dos jovens, principalmente do sexo feminino. São, infelizmente, cada vez mais comuns a anorexia nervosa, bulimia, ortorexia,vigorexia, compulsão alimentar e outros. Alterações provavelmente causadas por problemas psicológicos e influenciadas por questões culturais, sociais e dietéticas.
O tratamento é difícil e, enquanto enfermidades do foro da saúde mental, devem ter um acompanhamento multidisciplinar com seguimento psiquiátrico e apoio de nutricionista.
As carências alimentares durante a adolescência podem ser significativas, particularmente no que diz respeito a minerais tão importantes como o cálcio. Uma das principais consequências da carência de cálcio é a osteoporose no segundo e terceiro terços da vida.
É desde o início da puberdade até ao final da adolescência que a massa óssea conhece a sua fase de crescimento mais rápido. Em menos de dez anos o esqueleto adquire a maioria do seu capital. Daí que uma alimentação adequada em cálcio (produtos lácteos), durante a adolescência, seja a melhor forma de prevenir a osteoporose mais tarde na vida.

REFERÊNCIAS

Vídeo-aula 8 Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, obesidade)ministrada pelo professor Li Li MIn da Universidade Estadual de Campinas.


Nenhum comentário: