Bem-vindo!

ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ÉTICA, VALORES E CIDADANIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011



VÍDEO-AULA 25- RELAÇÕES COM AS COMUNIDADES E A POTÊNCIA DO TRABALHO EM REDE

                                        MÓDULO II - DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA







                                               http://ricardocampos.files.wordpress.com/2011/11/rede.jpg




Neste fim de século verifica-se uma tendência mundial ao acirramento das diferenças socio-econômicas e de divergências étnico-culturais. O processo de globalização abre fronteiras de forma desordenada, gerando o desemprego estrutural e intensificando o racismo, a marginalidade e a violência.
O processo de redemocratização da sociedade brasileira, seguido pelo incremento da globalização da economia, impôs à população fenômenos expressivos da debilidade do Estado, incapaz de atender às demandas sociais, enquanto que o mito da regulação econômica faz agigantar as já enormes injustiças sociais, típicas do país.
No cotidiano da vida atual é possível ver as tensões existentes nas relações sociais e que se mostram difíceis de superar.

Tensões

- cultura de massa x cultura local: tornar-se cidadão do mundo sem perder referências e pertencimento à comunidade de origem;
- tradição x modernidade: construir sua autonomia em dialética com a liberdade e a evolução do outro, dominar o progresso científico;
- competição x igualdade de oportunidades: conciliar a competição que estimula, a cooperação que força e a solidariedade que une.


O trabalho em rede tem por objetivos:

  • Potencializar os recursos da comunidade
  • Fortalecer a implicação dos diferentes atores de uma comunidade
  • Problematizar as questões emergentes da comunidade coletivamente
  • Identificar estratégias de enfrentamento compartilhadas


REFERÊNCIAS


Vídeo-aula 25: Relações com as comunidades e a potência do trabalho em rede ministrada pela professora Patrícia Junqueira Grandino da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário: