Bem-vindo!

ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ÉTICA, VALORES E CIDADANIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


VÍDEO-AULA 26: UH-BATUK-ERÊ: UMA AÇÃO DE COMUNIDADE




                                      MÓDULO II - DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA



UH-BATUK-ERÊ
http://www.polocultural.com.br/polo/images/batuk_02.jpg
http://www.polocultural.com.br/polo/images/batuk_01.jpg


Desde 2006, a ONG Polo Cultural Educação e Arte é parceira do UH-BATUK-ERÊ, grupo formado por cerca de 50 jovens, moradores da região Norte da cidade de São Paulo, e que são alunos e ex-alunos da EMEF Esmeralda Salles Pereira Ramos, localizada no bairro do Tremembé. O grupo tem como foco a reafirmação da identidade afro-brasileira e indígena do povo brasileiro, por meio do aprendizado de técnicas de percussão, dança, canto e de apresentações internas e externas à escola, em vários pontos da cidade de São Paulo.







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAleTKavp-uThvwjpiyWrcLnQsJwdJM4DDaWrCbQ9zNMgLPp-L1ioQp0RAY87pBPh7cf_JoCfSLcXUOpigGlUSUNab6yP-FQPWMXb4MJdFJrM4jCK0Gw4fWkiahmU-9LZrts-Fk4oK9Pk/s320/tambor.jpg



O UH-BATUK-ERÊ, juntamente com a ONG Polo Cultural, oferece aos estudantes atividades que compõem os eixos temáticos:
  1. Canto e Oralidade na cultura Afro-Brasileira;
  2. Identidades e Culturas Afro-Indígenas e de seus descendentes na escola;
  3. Dança e Capoeira como expressão nos espaços da escola;
  4. Protagonismo Juvenil na Organização de eventos, apoio e parcerias;
  5. Artesanato - Arte Popular e suas manifestações.
A formação do UH-BATUK-ERÊ se deu em setembro de 2005, quando o idealizador do grupo, o professor Edson Azevedo, reuniu os primeiros participantes. A partir do segundo ano de atividade, alguns dos membros passaram a atuar atuam como agentes multiplicadores: são ex-alunos da escola que se mantiveram vinculados ao UH-BATUK-ERÊ, dentre eles jovens que atuam no grupo desde sua fundação e que assimilaram a importância da herança africana e indígena, diretamente ligada à cultura de nosso País.

REFERÊNCIAS


Vídeo-aula 26: Uh-Batuk-Erê: uma ação de comunidade ministrada pelo professor Edson Azevedo da Rede Municipal do Ensino de São Paulo.

Nenhum comentário: